Ter ao seu lado uma ferramenta como o Gerenciador de Negócios do Facebook é uma maneira incrível de administrar todas as suas ações de marketing digital nessa rede. Especialmente se você é social media ou gerencia várias Fan Pages.
Todos os maiores e melhores profissionais da área estão usando a plataforma, conseguindo mais produtividade e, consequentemente, resultados mais expressivos!
Se esse também é o seu objetivo, precisa continuar lendo o texto que preparamos aqui embaixo!
Descubra o que é o Gerenciador de Negócios do Facebook e saiba como ele pode ajudar em seu dia a dia.
O que é o Gerenciador de Negócios do Facebook?
Basicamente, o Gerenciador de Negócios do Facebook é um recurso que te permite administrar todas as ações de uma Fan Page. Ele funciona como uma espécie de “conta mestre”, que te dá acesso a recursos como:
- Audience Insights;
- Central de Criativos;
- Gerenciador de Anúncios;
- Regras Automatizadas;
- Publicações da Página;
- Relatórios de Anúncios;
- Gerenciador de eventos (pixels do Facebook, eventos offline, etc.);
- Criação de públicos para anúncios;
- e muito mais!
Ah, e vale lembrar que, como o Instagram foi comprado pelo Facebook em 2012, o Gerenciador de Negócios também deixa o usuário administrar campanhas de anúncios entre as contas das duas plataformas.
Incrível, não é mesmo?
Se você quer fazer a gestão de uma página comercial de maneira verdadeiramente profissional, o Gerenciador de Negócios do Facebook é a pedida certa.
Como o Gerenciador de Negócios do Facebook pode te ajudar?
O Gerenciador de Negócios do Facebook pode ser um poderoso aliado profissional, oferecendo váaarios benefícios para o social media.
O primeiro deles é a possibilidade de ter múltiplas contas de anúncios (uma por cliente).
A vantagem disso é, além de separar formas de pagamento de cada cliente, ter objetivos e relatórios diferentes. Além disso, você poderá solicitar o acesso às Páginas e contas de anúncio de clientes com facilidade e garantindo o sigilo de seu perfil pessoal no Facebook.
Mas não é só isso. O Gerenciador de Negócios do Facebook tem o poder de te dar uma visão verdadeiramente panorâmica das atividades de uma página e, o melhor de tudo, ainda ajuda na distribuição de conteúdo.
Olha alguns outros benefícios dessa ferramenta:
- organização das publicações e dos anúncios;
- acesso a dados avançados sobre a sua audiência;
- integração de todo o time envolvido com a página;
- facilita a prestação de contas para os clientes;
- confere uma aparência mais profissional à página.
Qual é a diferença entre o Gerenciador de Negócios e o Gerenciador de Anúncios?
Nós já te explicamos que uma das coisas que o Gerenciador de Negócios do Facebook te permite fazer é a criação de anúncios, certo?
Bom, então você deve estar se perguntando: ué, mas não vale mais a pena usar o tradicional Gerenciador de Anúncios?
A resposta honesta para isso é: não. O Gerenciador de Anúncios é uma ferramenta incrível, mas usá-lo no contexto do Gerenciador de Negócios elevará seu trabalho para outro patamar.
Através do Gerenciador de Negócios você terá acesso ao Gerenciador de Anúncios e mais uma série de recursos adicionais! O Audience Insights e o Analytics são alguns deles.
Como começar a utilizar o Gerenciador de Negócios no Facebook?
Se você chegou até aqui, provavelmente já deve ter entendido que essa ferramenta pode te ajudar a fazer um bom gerenciamento de páginas no Facebook, certo?
Para começar a usar o Gerenciador de Negócios do Facebook, siga os passos abaixo:
- crie uma conta no Gerenciador de Negócios — basta acessar este link;
- preencha as informações básicas do administrador — insira o nome do negócio, seu nome completo, e-mail comercial (para onde serão enviadas as notificações da página) e outros detalhes;
- responda como a empresa usará o Facebook — selecione a opção “anunciante” e defina uma categoria para a sua empresa. Conte também quantas pessoas trabalharão com você e quantas páginas pretende gerenciar a partir do nome da marca;
- defina a página principal — você deve escolher uma página principal de gerenciamento, mas caso queira inserir mais de uma, basta clicar nas seguintes opções, respectivamente: “configurações”, “páginas”, “adicionar nova página” e “solicitar acesso”.
Audience Insights: para que serve essa ferramenta?
Como dissemos, o Audience Insights é uma das ferramentas disponíveis dentro do Gerenciador de Negócios do Facebook, que ermite que você acesse dados e informações avançadas do seu público.
Com ela, você poderá escolher se quer ver informações dos seguidores da sua página ou de um segmento. São informações como:
- Dados demográficos: faixa etária, gênero, profissão, estado civil
- Geográficos: localização e idioma
- Interesses: assuntos de interesse, hobbies e estilo de vida
Além de se aprofundar nesses dados, você poderá criar, a partir do Audience Insights, públicos para suas campanhas e torná-las muito mais assertivas e eficientes.
Central de Criativos
Pelo Gerenciador de Negócios do Facebook você também terá acesso à Central de Criativos.
Trata-se de uma plataforma colaborativa, onde as empresas podem criar modelos de anúncio, além de acessarem se inspirarem em outros anúncios. A ideia dessa central é que, mesmo quem não tem recursos ou habilidades de design possa criar anúncios profissionais no Facebook.
Apesar da ferramenta ser acessível para qualquer usuário do Facebook, quando acessada pelo Gerenciador de Negócios você terá recursos avançados, como fazer testes de vídeo, compartilhamento de modelos de anúncios, e outros.
Na Central de Criativos você poderá acessar os formatos, detalhes de tamanho, posicionamento e botões disponíveis para todos os tipos de anúncios permitidos no Facebook.
Pixel do Facebook
Outra “ferramenta” muito valiosa que pode ser aproveitada pelo Gerenciador de Negócios é o Pixel do Facebook.
O Pixel do Facebook é um trecho – algumas linhas da programação do Java Script (código fonte da página) – que te permite pesar, otimizar, medir e criar um público para qualquer campanha.
Assim, a ferramenta consegue medir a eficácia das ações das pessoas que entraram no seu site, gerando relatórios, captando a informação, fazendo uma análise e enviando esses dados de volta para o Facebook.
A função do Pixel é similar à de um porteiro de um prédio: de registro e identificação.
Como é possível criar o Pixel no Gerenciador de Negócios do Facebook?
Vamos voltar para o exemplo do porteiro.
Ele geralmente te pergunta para onde você vai, certo? É exatamente dessa forma que funciona um “evento de conversão” do Facebook.
Esses eventos registram toda e qualquer ação que ocorre no seu site – a realização de uma compra, a adição ao carrinho, simplesmente TUDO.
Por meio do Gerenciador de Negócios do Facebook você pode ter acesso a certos códigos desse tipo de “evento” e, depois, pode inseri-los em uma página específica.
Para fazer a captação é simples: basta entrar na página de produção do Pixel e seguir com a opção manual na hora de fazer a instalação.
Agora você já entende para que serve o Gerenciador de Negócios do Facebook e sabe mais sobre a sua importância. Bom, cabe a você decidir utilizar ou não essa ferramenta.
Se eu usar o Gerenciador de Negócios do Facebook, não preciso de uma ferramenta de Gerenciamento de Redes Sociais?
Depende do trabalho que você faz e dos resultados que pretende ter.
Apesar de poder fazer uma série de coisas pelo Gerenciador de Negócios, uma ferramenta de gerenciamento de redes sociais tem outras funcionalidades únicas.
Veja algumas (com base no que a mLabs oferece, ok?):
- possibilidade de gerir outras redes sociais além do Facebook e Instagram;
- relatórios customizados com insights de melhores dias e horários para postar, melhores formatos de acordo com o comportamento dos seus seguidores;
- análise e monitoramento de concorrentes;
- ferramentas para otimizar seu SAC social (como salvar e taguear respostas);
- agendamento de postagens específicas para o Instagram (como Stories e IGTV, por exemplo).
Se esses recursos fazem sentido para você, ficou claro que uma ferramenta de gestão de redes sociais também é importante, certo?