Aqui no site do suporte temos vários tutoriais de configuração de emails para diversos dispositivos e programas. Quando vamos configurar sempre surge a dúvida, o que é POP? O que é IMAP? Qual devo utilizar?
POP (ou POP3, é a mesma coisa) e IMAP são tipos de configurações de e-mail e cada uma tem suas particularidades que iremos esclarecer para você.
O POP baixa as mensagens no dispositivo onde é configurado (somente a caixa de entrada), sendo assim, o dispositivo mantém uma cópia da caixa de entrada que está no servidor.
O IMAP realiza uma sincronização de todas as pastas do servidor para o seu dispositivo, tudo que você faz no webmail, replica no computador e vice-versa. inclusive se uma mensagem for deletada em um lugar, será deletado em todos (cuidado!).
Veja abaixo a tabela para comparação:
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POP
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IMAP
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Vantagens
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- Pode ser configurado para apagar as mensagens antigas do servidor, fazendo com que elas fiquem salvas somente no computador, evitando que a conta de e-mail fique cheia e tenha que contratar mais espaço.
- Permite receber milhares de mensagens mesmo com pouco espaço na conta de e-mail.
- Atenção: é importante fazer backups constantes das mensagens, pois se o computador estragar, elas poderão ser perdidas.
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- É possível visualizar as mesmas mensagens de todas as pastas de qualquer dispositivo ou webmail.
- Caso o dispositivo estrague, nenhuma mensagem será perdida (ficam salvas no servidor).
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Desvantagens
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- Há risco de perder as mensagens caso o dispositivo estrague, para isso, é importante manter backup do arquivo de dados.
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- Se uma mensagem é apagada no dispositivo, apaga também no Webmail, por ser um espelho.
- Também é necessário fazer exclusão de mensagens periodicamente para que a conta não fique cheia.
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Quando utilizar?
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- Não precisar acessar as mensagens de vários dispositivos diferentes;
- Quando seu e-mail tiver pouco espaço disponível;
- Sua empresa tem um técnico responsável por fazer backups periódicos ou você mesmo faça.
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- Várias pessoas utilizam o mesmo e-mail em dispositivos diferentes ou você precisa acessá-lo de diversos lugares;
- Seu e-mail tem muito espaço disponível ou você pode contratar mais, caso necessário;
- Sua empresa não possui um técnico responsável por realizar backups periódicos e/ou você não pode fazer.
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