POP ou IMAP? Qual Configurar?

Aqui no site do suporte temos vários tutoriais de configuração de emails para diversos dispositivos e programas. Quando vamos configurar sempre surge a dúvida, o que é POP? O que é IMAP? Qual devo utilizar?

 

POP (ou POP3, é a mesma coisa) e IMAP são tipos de configurações de e-mail e cada uma tem suas particularidades que iremos esclarecer para você.

 

O POP baixa as mensagens no dispositivo onde é configurado (somente a caixa de entrada), sendo assim, o dispositivo mantém uma cópia da caixa de entrada que está no servidor.

 

O IMAP realiza uma sincronização de todas as pastas do servidor para o seu dispositivo, tudo que você faz no webmail, replica no computador e vice-versa. inclusive se uma mensagem for deletada em um lugar, será deletado em todos (cuidado!).

 

Veja abaixo a tabela para comparação:

 

POP

IMAP

Vantagens

  • Pode ser configurado para apagar as mensagens antigas do servidor, fazendo com que elas fiquem salvas somente no computador, evitando que a conta de e-mail fique cheia e tenha que contratar mais espaço.
  • Permite receber milhares de mensagens mesmo com pouco espaço na conta de e-mail.
  • Atenção: é importante fazer backups constantes das mensagens, pois se o computador estragar, elas poderão ser perdidas.
  • É possível visualizar as mesmas mensagens de todas as pastas de qualquer dispositivo ou webmail.
  • Caso o dispositivo estrague, nenhuma mensagem será perdida (ficam salvas no servidor).

Desvantagens

  • Há risco de perder as mensagens caso o dispositivo estrague, para isso, é importante manter backup do arquivo de dados.
  • Se uma mensagem é apagada no dispositivo, apaga também no Webmail, por ser um espelho.
  • Também é necessário fazer exclusão de mensagens periodicamente para que a conta não fique cheia.

Quando utilizar?

  • Não precisar acessar as mensagens de vários dispositivos diferentes;
  • Quando seu e-mail tiver pouco espaço disponível;
  • Sua empresa tem um técnico responsável por fazer backups periódicos ou você mesmo faça.
  • Várias pessoas utilizam o mesmo e-mail em dispositivos diferentes ou você precisa acessá-lo de diversos lugares;
  • Seu e-mail tem muito espaço disponível ou você pode contratar mais, caso necessário;
  • Sua empresa não possui um técnico responsável por realizar backups periódicos e/ou você não pode fazer.

Você achou esse artigo útil?